Essa máquina nos dá condições privilegiadas para a elaboração de um diagnóstico, pois ela nos permite fazer uma simulação de pista com o carro suspenso no elevador!
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02 Julho de 2023
Um dos grandes segredos do diagnóstico de suspensão é como simular aquele ruído que tanto incomoda, para que o mecânico possa ter a percepção de qual é a queixa do cliente como pancado, ruído, rangido e como é que ele se propaga. Ao dar uma volta com o veículo procurando escutar o ruído e entender a queixa, para quando suspendermos o carro no elevador, possamos fazer uma inspeção com o auxílio de uma espátula e fazendo o jogo de roda, buscando identificar onde estão as supostas folgas que estão provocando a queixa. Dessa forma, em muitos dos casos, ao suspender o veículo no elevador, as peças com desgaste são mascaradas pelo peso do conjunto da roda, fazendo com que as peças saiam da sua posição de trabalho dificultando assim o diagnóstico, e aí? Como resolver esse problema? A Ruidcar é uma máquina que se propõe em resolver esse problema e ir além.
"Essa máquina em funcionamento é um show visual a parte, e, para os que curtem o mundo automotivo, alinhado as redes sociais, eleva o marketing a outro nível."
Agora, imagina você mecânico examinar o veículo com ele suspenso e apoiado numa plataforma, na sua posição de trabalho, e ainda equalizando a frequência das vibrações para provocar exatamente uma simulação de rua num ambiente fechado? Pois agora o carro está suspenso e você vai ter a condição ideal para testar e apalpar cada componente como buchas de bandeja, pivô, bieletas, borracha do estabilizador, amortecedor, kit amortecedor, coxim do amortecedor, terminal de direção, braço Axial, a própria Caixa de Direção, e qualquer componente da suspensão que possa a vir provocar ruído. Dessa forma, nos dando uma posição privilegiada para analisar cada componente com as mãos e sentir, e ouvir o que está errado e além disso, podemos aproveitar esse momento para medir a temperatura do amortecedor no exato momento de trabalho, nos trazendo um indicador importantíssimo para tomada de decisão.
Muitas vezes peças que não fazem parte do sistema de suspensão provocam ruídos idênticos como se fosse a suspensão. Nesses casos, o mecânico vai poder analisar o veículo em todos os detalhes. Como exemplo: com uma espátula ele pode testar a absorção das vibrações dos coxins do motor e câmbio, escapamento, para-choque, peças como capa do motor, bateria, bancos, a própria carroceria do veículo como solda quebrada e, assim, eu não tenho dúvidas de que ele nos traz uma grande vantagem competitiva. Sendo assim, quando não se tem o Ruidcar, a necessidade vai forçar criatividade a pontos extremos, que nem sempre é saudável para o mecânico e o veículo. Você já viu vídeos de mecânicos sentados no motor do veículo com capô levantado e o carro em movimento para tentar escutar o ruído persistente, com o carro na posição de trabalho? Pois é, quando não se tem um ferramental adequado tudo fica mais difícil, leva mais tem para resolver, e pode levar a outros problemas.
Além de todos esses diferenciais, não podemos deixar de ressaltar o impacto na imagem, a visibilidade que essa máquina nos proporciona. A mensagem de um centro automotivo tecnológico que está alinhado com o que tem de melhor no mercado. Essa máquina em funcionamento é um show visual a parte, e, para os que curtem o mundo automotivo, alinhado as redes sociais, eleva o marketing a outro nível.