Você conhece todos os componentes da suspensão?
Matéria
04 Julho de 2023
O sistema da suspensão é composto por peças que fazem as ligações do conjunto roda a carroceria, permitindo com que a roda copie as irregularidades do solo e absorva e suavize os choques que são recebidos pelas rodas das imperfeições da pista, garantindo os graus de liberdade das rodas e sua posição correta ao solo. Eles determinam o movimento da roda com referência à carroceria do veículo. A principal peça do sistema de suspensão é o conjunto mola amortecedor seguida de seus componentes acessórios que são braços, barras, articuladores e embuchamentos, os quais têm a função de acompanhar o movimento do conjunto mola amortecedor e, consequentemente das rodas, permitindo o movimento e absorvendo impactos e vibrações e, assim, deixando que o veículo respeite o projeto que foi determinado e, em especial, a geometria veicular.
COMPONENTES:
A mola é uma das principais peças da suspensão, ela faz a sustentação da carroceria do veículo e tudo que está acima dela, então significa dizer que até quando o veículo está parado a mola estar trabalhando, sustentando todo o peso da carroceria e componentes agregados a ela e, além disso, mantém a altura correta do veículo. Além de fazer a sustentação, ela tem a capacidade de absorver e se moldar a irregularidade do piso transformando a energia mecânica em energia elástica. A mola não tem a capacidade de controlar a carga que foi submetida, gerando oscilações. Dessa forma, quem faz esse trabalho de controle desses movimentos são os amortecedores.
O amortecedor é uma peça hidráulica que tem como uma das suas principais funções manter a roda em contato com o solo, absorvendo a energia acumulada pelas molas, acompanhando o seu movimento de abertura e fechamento, e, desta forma proporcionando estabilidade e conforto ao veículo.
COXIM DO AMORTECEDOR:
Coxim do amortecedor: É a peça que faz a ligação entre o conjunto mola amortecedor a carroceria do veículo ou chassi, tendo como função absorver ruídos e, a depender do projeto, permitir o giro da torre do amortecedor. É uma peça que recebe uma grande concentração de forças.
BATENTE DO AMORTECEDOR:
Batente do amortecedor: Tem como a sua principal função fazer a limitação do curso do amortecedor protegendo os componentes internos dele e, em alguns casos, tem a função de limitar a rolagem da carroceria.
COIFA DO AMORTECEDOR:
Coifa do amortecedor: Tem a função de proteger a haste do amortecedor junto ao retentor, que é um local de muita concentração de trabalho, onde milhões de movimentos são gerados ao longo de sua vida útil.
BANDEJA:
Bandeja: é uma peça estrutural. A sua construção, na sua grande maioria, é feita de chapa de aço estampada, ferro fundido e alumínio. Ela faz a ligação de uma forma estruturada entre o sub chassis (agregado) e a manga de eixo (montante), que por sua vez, faz a ligação com rolamento de roda, terminal de direção e o amortecedor.
EMBUCHAMENTO:
Embuchamentos: As buchas têm a função de absorver ruídos e permitir que a peça estrutural possa se mover de acordo com o projeto determinado.
PIVÔ:
Pivô: Tem a função de fazer a ligação entre a bandeja e a manga de eixo. Ele tem um pino esférico permitindo os movimentos angulares e giratórios, e, dessa forma, permite o movimento de oscilação da bandeja, fazendo com que a manga de eixo (montante) rotacione, permitindo o movimento de giro das rodas.
BARRA ESTABILIZADORA:
Barra estabilizadora: Uma barra de torção (mola) tem a função de reduzir o movimento de rolagem da carroceria através da barra, que estar sendo fixada pela borracha do estabilizador, abraçadeiras de aço e, na sua extremidade, encontra-se ligada a bieleta, fazendo conexão com os amortecedores ou a bandeja, dependendo do projeto do veículo. Curiosidades: Nem todos os carros possuem barra estabilizadoras, consequentemente, as bieletas e borracha do estabilizador. Para isso, se há uma adequação no projeto do veículo para minimizar a sua ausência. O objetivo de eliminar a barro estabilizadora é a redução de custo.
BUCHA ESTABILIZADORA:
Bucha estabilizadora: Tem a função de permitir que a barra estabilizadora exerça o seu movimento.
BIELETA:
Bieletas: São peças que fazem a ligação da barra estabilizadora com o amortecedor ou bandejas, permitindo com que a barra estabilizadora exerça a sua função.
CAIXA DE DIREÇÃO:
Caixa de direção ou mecanismo de direção: O sistema de direção trabalha em conjunto com sistema de suspensão, havendo uma harmonia entre eles. Tem a função de transferir o giro angular do volante para os braços axiais e terminais de direção, acionando assim a manga de eixo e, consequentemente, as rodas e pneus. Temos a direção mecânica, hidráulica e elétrica (caixa mecânica com assistência elétrica).
BRAÇO AXIAL:
Braço Axial ou Barra Axial: Uma barra de aço que faz a conexão da caixa de direção ao terminal através de rosca, permitindo movimentos angulares e axiais.
TERMINAL DE DIREÇÃO:
Terminal de direção: Geralmente a sua construção é em ferro fundido, e ela faz a conexão do braço axial a manga de eixo, permitindo movimentos angulares e giratórios.