Substituir as buchas da bandeja ou a bandeja completa?
Matéria
03 Setembro de 2023
Algumas oficinas não se sentem confortáveis em substituir as buchas da bandeja e optam por trocar as bandejas completas. Por outro lado, os clientes se questionam, preciso trocar a bandeja completa?
Existe um detalhe importante nesse ponto: ao substituir a bandeja completa, temos a sensação de que trocamos todo o conjunto e que não haverá mais possibilidades de termos problemas. A percepção do cliente é que com uma peça nova e robusta, não haverá mais preocupações.
No entanto, há um detalhe a considerar, a bandeja é uma peça estrutural, geralmente construída em chapa de aço estampado, ferro fundido ou alumínio de alta resistência. Isso transmite uma ideia de robustez, mas não podemos esquecer que a bandeja também é composta por buchas e pivôs. Geralmente, está é a raiz do problema, pois a bucha é o elo mais vulnerável do conjunto, pois ela precisa ser elástica e flexível para absorver vibrações e se adaptar aos movimentos do conjunto amortecedor, mola e a geometria do veículo.
Já testemunhamos diversos relatos de clientes e colegas de trabalho se queixando que pouco tempo após a substituição da bandeja completa, as buchas estouraram. Incrivelmente, isso é algo muito comum de ocorrer, e a resposta para isso é a qualidade da peça. O acesso às bandejas de fabricantes originais fora da concessionária é algo pouco usual. Geralmente, são fabricantes de marcas renomadas que não produzem as buchas, mas sim estabelecem parcerias com fabricantes de buchas (metal-borracha) e as aplicam na bandeja, embalando-as para o mercado de reposição. A grande maioria das marcas busca fornecedores com preços competitivos, o que significa que raramente trabalham com buchas originais. Além disso, quando se trata de marcas importadas, geralmente chinesas de segunda ou terceira linha, a falta de qualidade, em alguns casos, chega a ser absurda, eu particularmente, já presenciei colegas de trabalho e, até mesmo, clientes relatando casos de buchas estouradas depois de um mês de aplicadas.
Ao fazermos as contas e compararmos com o preço de uma bandeja similar com a substituição das buchas e pivôs de primeira linha, percebemos que a diferença no valor geralmente é pequena. Isso induz o cliente de que é melhor instalar uma bandeja nova, mesmo que seja de segunda linha. Como mencionado acima, isso é uma ilusão. Se a intenção é instalar uma peça nova, que seja original ou, no mínimo, de primeira linha.
Caso o consumidor final opte pela substituição da bucha da bandeja, a sugestão é buscar um especialista em suspensão. É preciso ter experiência e ser criterioso nas escolhas dos fabricantes das buchas de bandeja, embora o procedimento pareça simples, ele requer muita experiência e ferramentas adequadas para a aplicação das buchas. O procedimento de troca da bucha de bandeja começa sempre com uma inspeção estrutural na peça. Se houver qualquer indício de ferrugem, trincas, amassados, empenos, descamação de tinta, recomendamos a substituição da bandeja completa por uma marca de primeira linha. Se estiver tudo dentro dos padrões, podemos prosseguir com a substituição das buchas. Para isso, retiramos a bucha do alojamento da bandeja, normalmente utilizando uma prensa hidráulica com um suporte específico para a extração.
Após a remoção da bucha, realizamos uma segunda inspeção no alojamento, procurando por marcas de trincas e até mesmo possíveis soldas que não sejam da peça original e fazemos uma medição no alojamento com um parquímetro em três pontos, a fim de confirmar que as medidas estejam por iguais. Estando em ordem, fazemos a limpeza do alojamento, podendo passar uma lixa de ferro nele, com o objetivo de fazer uma limpeza.
Agora, a bandeja está pronta para receber o novo embuchamento. Geralmente, a bucha é constituída por um tubo metálico interno vulcanizado e revestido por borracha na parte externa, ou então uma bucha de tubo metálico interno vulcanizado, envolvido em borracha e também vulcanizada em uma capa de aço externa. A aplicação da bucha na bandeja é normalmente feita por interferência, com o auxílio de uma prensa hidráulica e peças de suporte para a realização do serviço. Em alguns casos, pode ser usado vaselina para facilitar a instalação das buchas, contudo nunca produtos derivados do petróleo, como óleo e graxa, para evitar reações químicas que podem agredir a borracha e reduzir sua vida útil.
Sendo assim, a decisão entre substituir apenas as buchas ou a bandeja completa é sua. O importante é que você possa conhecer mais de perto os pontos positivos e negativos para ajudar na sua tomada de decisão de acordo com as suas necessidades.