Conheça um pouco sobre Molas de Flexão
Matéria
20 Agosto de 2023
Atualmente, muito utilizado em veículos de carga, geralmente na parte traseira, onde ela pode ser constituída por uma única mola de flexão ou molas sobrepostas, neste caso feixes de mola de flexão. Em ambos os projetos, ela tem ação progressiva que, dependendo da força exercida em um ponto da mola, são ativados de acordo com as cargas de trabalho às quais ela é submetida. Ela tem formato semielíptico e pode estar virada para cima ou para baixo, sendo posicionada no sentido longitudinal e transversal de acordo com o projeto do veículo.
Uma característica das Molas de Flexão é que, além de exercerem seu trabalho de sustentação do peso da carroceria e oscilação, elas têm uma função estrutural de suporte às forças transversais e longitudinais. Nesse caso, não há necessidade dos braços de suspensão. Elas são fixadas geralmente no chassi do veículo por um embuchamento, diminuindo o atrito e permitindo o seu movimento de trabalho. Em uma extremidade, são ligadas diretamente ao chassi e, na outra, a um elo de ligação, o Jumelo, que tem como função adaptar-se à deformação do feixe de acordo com a carga suportada.
Para uma aplicação em veículos de carga, elas são bastante úteis. No entanto, tendem a gerar mais ruído, afetando o isolamento acústico e deixando a desejar no conforto do veículo.