VW Tiguan bucha da bandeja ressecada, estourada, quebrada, partida…
Vídeo
18 Agosto 2023
Turma, vamos lá! Hoje vamos conversar sobre o Tiguan Allspace segunda geração, a partir de 2017. Ao elaborarmos o diagnóstico, identificamos que as buchas das bandejas estavam ressecadas e se soltando do alojamento. É isso que iremos discutir, pois essa é uma característica de desgaste. Essas buchas ressecam a ponto de se descolarem do seu alojamento. É comum que qualquer bucha perca suas propriedades ao longo do tempo, em média após 5 anos. No caso da Tiguan, percebemos esse desgaste de forma precoce, entre três a quatro anos. Elas não necessariamente se partirão, mas, como mencionamos acima, se soltarão do alojamento, fazendo com que a chapa de aço da bandeja entre em atrito com o sub-chassis (agregado), causando ruídos e rangidos e claro influenciando negativamente na geometria do veículo..
Esses embuchamentos tendem a perder algumas de suas propriedades, como elasticidade e flexibilidade. Com isso, elas ressecam, se rompem e se descolam do alojamento. Nesse caso, como já mencionei, reitero que isso é uma característica de desgaste. Nesse caso vamos substituir as quatro buchas das bandejas, aproveitar para trocar o kit de batente e inspecionar o amortecedor juntamente com o coxim do amortecedor.
Em seguida, identificamos que os embuchamentos do agregado estão estourados e partidos. Esse coxim se divide em duas partes: o embuchamento superior e o inferior, que se conectam ao coxim do câmbio. O coxim do câmbio tem a função de limitar o curso de trabalho, absorver as vibrações e os trancos do câmbio.